Novembro azul: A importância da conscientização contra o câncer de próstata

Novembro azul: A importância da conscientização contra o câncer de próstata

Novembro é o mês adotado para a conscientização sobre o câncer de próstata, que atinge o público masculino, matando no país em média 13 mil homens por ano. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do tumor de pele não melanoma. Com isso, o exame preventivo acaba sendo primordial e de suma importância, pois descobrir logo no início a presença do câncer aumenta em 90% as chances de cura.

O público masculino, em sua grande maioria, não possui a cultura de visitar frequentemente o médico, sendo resistente à realização de exames de prevenção, ainda mais quando se trata de exames com urologistas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata foi o que mais teve crescimento no ano de 2018. Entre 1980 e 2014, 251.370 pessoas perderam suas vidas pela doença, sendo um número alarmante para os médicos urologistas.

Dificilmente a doença manda sinais e, por isso é importante a visita regular ao médico, pincipalmente após os 40 anos de idade, onde é maior a chance de desenvolver a doença. Quando o câncer começa a dar sinais, apresentando dor ao urinar, junto de sangue e dores ósseas, é que já está em uma fase avançada, diminuindo as chances de cura.

É importante que o homem fique atento se já houve casos na família, obesidade e tabagismo, pois são fatores que implicam e podem facilitar o desenvolvimento do câncer. Se você tem mais de 40 anos de idade, é de grande importância realizar uma visita ao médico urologista para a realização do exame de próstata. A A.T.I. BRASIL defende o direito da vida e acesso à informação. Procure um médico regularmente!

Referência: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/conscientizacao/4404/149