Os rolamentos de rolos toroidais CARB combinam a capacidade autocompensadora dos rolamentos autocompensadores de rolos com a capacidade de deslocamento axial dos rolamentos de rolos cilíndricos. A seção transversal compacta e a alta capacidade de carga dos rolamentos CARB também podem estar normalmente associadas aos rolamentos de rolos de agulhas.
Os rolamentos CARB atuam exclusivamente como rolamentos livres. Eles podem simplificar os arranjos de rolamentos fixos e livres, pois o alongamento térmico do eixo pode ser acomodado dentro do rolamento, praticamente sem atrito.
Os rolamentos CARB são rolamentos de uma carreira de rolos simétricos ligeiramente abaulados e longos. O anel externo possui formato toroidal com um raio de perfil que se estende além do centro do rolamento. A pista do anel interno possui o mesmo formato. Os rolos dos rolamentos CARB são autocompensadores, ou seja, sempre adotam a posição na qual a carga é distribuída uniformemente sobre o comprimento do rolo, independente de os anéis internos estarem deslocados axialmente e/ou desalinhados.
A capacidade de distribuir cargas favoravelmente mantém o atrito e o calor gerado em um nível baixo. Temperaturas operacionais mais baixas prolongam a vida útil do lubrificante e do rolamento.
Fatores que influenciam o desempenho dos rolamentos toroidais CARB:
Dependendo do tamanho e da série, os rolamentos de rolos toroidais CARB padrão são fabricados conforme um dos seguintes tipos básicos:
Para aplicações vibratórias, a SKF fornece rolamentos de rolos toroidais CARB com furo cilíndrico ou cônico e uma gaiola de aço estampado com superfície temperada (designação da série C 23/C4VG114). Esses rolamentos apresentam as mesmas dimensões e dados de produto dos rolamentos da série C23.
Os rolamentos de rolos toroidais CARB podem ser montados com um ajuste interferente no eixo e no mancal, em função do deslocamento axial estar acomodado dentro do rolamento. Isso evita a corrosão por contato.