Os rolamentos de rolos cilíndricos SKF são produzidos em diversos modelos, séries e tamanhos. A maioria compreende rolamentos de uma carreira de rolos com gaiola. Rolamentos de alta capacidade e rolamentos com o número máximo de rolos de carreira dupla e simples (sem gaiola) completam a linha padrão SKF.
Alguns dos fatores que influenciam o desempenho e a vida útil dos rolamentos de rolos cilíndricos da SKF são:
A ampla linha de rolamentos de rolos cilíndricos SKF inclui:
Os rolamentos de uma carreira de rolos cilíndricos são separáveis, ou seja, o anel do rolamento com conjunto de gaiola e rolos pode ficar separado do outro anel. Essa característica simplifica a montagem e desmontagem, especialmente quando as condições de carga requerem que ambos os anéis tenham um ajuste de interferência.
Os rolamentos de rolos cilíndricos de alta capacidade SKF possuem alta capacidade de carga de um rolamento com o número máximo de rolos e a capacidade de alta velocidade de rolamentos com gaiola. Eles foram projetados para aplicações como redutores de engrenagens industriais, redutores de engrenagens para turbinas eólicas e equipamentos de mineração.
A linha básica de rolamentos de rolos cilíndricos de uma carreira com número máximo de rolos SKF inclui os modelos NCF e NJG. Eles são utilizados para fixar o eixo axialmente em um sentido e, eventualmente, para suportar o deslocamento axial do eixo em relação ao mancal na direção oposta.
A linha básica de rolamentos de rolos cilíndricos de duas carreiras com número máximo de rolos SKF inclui os rolamentos de modelo do tipo aberto NNCL, NNCF e NNC, assim como os rolamentos do modelo NNF vedados. Todos os rolamentos são do tipo não separável e apresentam um canal circular e três furos de lubrificação no anel externo para facilitar a lubrificação. Os rolamentos modelo NNF possuem três furos para lubrificação adicionais no anel interno.
A SKF pode fornecer rolamentos pareados. Para casar os rolamentos, combina-se os rolamentos de modo que a diferença de altura transversal fique dentro de uma faixa de tolerância muito pequena. Essa linha de tolerância reduzida é uma precondição para o compartilhamento de carga uniforme entre os rolamentos.
Os rolamentos em um conjunto pareado podem ser rolamentos de uma ou de duas carreiras.